Rua Professor Samuel Barnsley Pessoa, 19 - Santo Amaro, São Paulo/SP
- (11) 4213-3746
- (11) 98234-7535
A importância da informação contábil
Muito se fala sobre as fraudes ocorridas na Petrobrás, sobre o grande volume de propinas extraído da maior empresa nacional
Muito se fala sobre as fraudes ocorridas na Petrobrás, sobre o grande volume de propinas extraído da maior empresa nacional, muito se critica a atitude dos diretores envolvidos, e pouco se fala sobre os sistemas de controle e contábil dessa organização. Será que o problema estaria nestes sistemas?
Evidente que críticas ao sistema de controle interno da Petrobrás são oportunos, afinal não se pode admitir que uma empresa do tamanho e importância da Petrobrás não tenha detectado as ações criminosas que seus gestores praticaram nestes últimos anos. Com certeza, se tivessem dado a devida atenção ao sistema de controles internos, isso tudo seria evitado.
O que faltou foi esta atenção por parte dos gestores, em todos os níveis e esferas. Quero acreditar que o problema tenha sido a falta de ética e não falta de um controle eficiente, uma vez que as investigações hoje recaem somente sobre os profissionais gestores, e não sobre os responsáveis pelo sistema de controle interno. Dessa forma, é evidente que o problema foi pessoal e não sistêmico ou de processo.
Outro ponto que também não se discute é a qualidade dos dados contábeis. Afinal, não se pode acreditar que o sistema contábil, com suas regras e normas, muitas a nível internacional, ainda apresente pontos que possam levar a uma informação contábil não confiável. Aqui também se confirma que o problema foi mais de falta de ética dos gestores do que propriamente de falha nas normas contábeis que interpretam, mensuram e evidenciam os atos econômicos e financeiros praticados pela organização.
Devemos considerar que as práticas contábeis aplicadas hoje no Brasil já foram excessivamente testadas e validadas pelas inúmeras corporações, de todos os tamanhos, a nível internacional. Portanto, não se pode acreditar que essas práticas não tenham um nível satisfatório de excelência na geração e divulgação dos dados apresentados pelas demonstrações financeiras.
Mesmo com toda essa certeza em relação ao sistema contábil é sempre importante repensar as bases para ter uma contabilidade excelente a ponto de divulgar informações precisas, atuais e de fácil entendimento para que os usuários destas informações possam não só tomar decisões de qualidade, mas principalmente dar condições para que os gestores exerçam suas atividades com responsabilidade e confiança.
Proponho aos empresários e gestores que façam uma autoanálise, respondendo as questões abaixo:
- Os profissionais responsáveis pela contabilidade exercem suas funções com total independência em relação à instituição?
- Você, empresário, já procurou conhecer melhor o passado profissional e pessoal dos profissionais da sua contabilidade? Conhecer o nível ético dos mesmos?
- Os profissionais da área contábil entendem e conhecem com profundidade o negócio e mercado de atuação da organização?
- Os profissionais contábeis estão comprometidos e alinhados com a missão, visão e valores da empresa?
- Esses profissionais buscam de forma pessoal e constante atualizar-se em relação à qualificação técnica e comportamental que a função exige? Quanto foi investido pela empresa junto a esses profissionais na busca de qualificação?
- O responsável pela contabilidade, o Contador, participa ativamente na definição dos planos estratégicos da empresa? Ele é ouvido?
- A rotatividade dos profissionais da área contábil é grande? Está acima da média da empresa?
- O contador participa efetivamente na definição e implantação do sistema de controle interno?
- Qual a qualidade dos dados contábeis na sua visão de gestor? Os dados são precisos? São atualizados? São divulgados a tempo de se tomar decisões corretivas? De que forma são divulgados? Há uma formalidade para divulgação destes dados? Isto é feito em reunião de diretoria?
- Qual sua visão sobre a importância que a contabilidade tem na geração de informações para que você possa exercer com qualidade suas funções de gestor?
Avalie com cuidado e carinho suas respostas: elas podem lhe mostrar uma situação preocupante. Talvez seja melhor buscar ajuda externa para evitar que situações como as da Petrobrás ocorram na sua empresa.
** Vagner Jaime Rodrigues é mestre em contabilidade, professor universitário e sócio da TG&C – Trevisan Gestão & Consultoria.
CV: http://lattes.cnpq.br/9351575224802821
E-mail: jaime.rodrigues@tgec.com.br