Rua Professor Samuel Barnsley Pessoa, 19 - Santo Amaro, São Paulo/SP
- (11) 4213-3746
- (11) 98234-7535
Como funcionam as linhas de crédito para as micro e pequenas empresas
O investimento financeiro em determinado momento do negócio é importante para que haja crescimento
Existe um leque de opções de linhas de crédito para donos de empreendimentos de micro e pequeno porte.
Antes de calcular o retorno e planejar em quanto tempo o empréstimo será quitado , é necessário entender de que forma é possível conseguir linhas de crédito.
Existem intuições públicas e privadas que oferecem o serviço. Entenda qual a diferença entre elas:
Bancos comerciais
Executam operações de crédito de curto e médio prazo para o comércio, indústria, empresas prestadoras de serviços, pessoas físicas e terceiros em geral. Os bancos comerciais podem ser instituições financeiras privadas ou públicas.
Bancos múltiplos
São bancos mais completos que os comerciais. Com autorização do Banco Central, podem atuar como carteiras de banco comercial, banco de investimento, sociedade de crédito, financiamento e investimento ou sociedade imobiliária. Dentro desta categoria, estão os bancos de varejo, que atendem o micro e pequeno empresário com condições específicas para a concessão do crédito.
Bancos de desenvolvimento e agências de fomento
Especializadas no fornecimento de crédito de médio e longo prazos, normalmente com repasses de recursos públicos. Podem ser de abrangência nacional (ex. BNDES), regional (ex. BNB – Banco do Nordeste; o BASA – Banco da Amazônia; BRDE, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) ou estadual (ex. InvesteRio – Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro; BDMG – Banco de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais).
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)
Empresa pública federal que prioriza o apoio, por meio de financiamentos de médio e longo prazos, a trabalhadores autônomos e micro, pequenas e médias empresas (MPEs) do país.
Bancos de Investimento (BI)
Disponibiliza recursos de médio e de longo prazos para as empresas, com o objetivo de ampliar a capacidade produtiva, expansão e localização dos empreendimentos .
Sociedades de Crédito, Financiamento e Investimento (Financeiras), atuam como interface entre o consumidor, lojista e a financeira, disponibiliza financiamento de bens duráveis às pessoas físicas, por meio do crédito direto ao consumidor – CDC. Não podem manter contas correntes.
Cooperativas de crédito, formada por uma sociedade de pessoas, de natureza civil, sem fins lucrativos, com o propósito de ofertar crédito e prestar serviços exclusivamente a seus partícipes. Podem captar tanto depósitos à vista quanto a prazo, concedendo empréstimos e prestando demais serviços financeiros.
Todos os bancos solicitam garantia em seus financiamentos como forma de cumprir os normativos do Banco Central e diminuir o risco das operações, no entanto a maleabilidade da garantia, as condições de pagamento e o valor dos juros variam entre as instituições.
Fonte: http://www.bcb.gov.br
http://www.sebrae.com.br/uf/rondonia/orientacao-empresarial/credito/
http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Navegacao_Suplementar/Perfil/Micro_Pequena_e_Media_Empresa_e_Pessoa_Fisica/