Rua Professor Samuel Barnsley Pessoa, 19 - Santo Amaro, São Paulo/SP
- (11) 4213-3746
- (11) 98234-7535
Vendas no comércio em outubro pararam de crescer
Apesar disso, o setor cresceu 4,3% sobre outubro de 2010.
O comércio varejista ficou estável na comparação de outubro sobre setembro, afirmou ontem o IBGE. Essa variação nula interrompeu um período de 20 meses de crescimento. Apesar disso, o setor cresceu 4,3% sobre outubro de 2010. Esse resultado mostra que o comércio está com um volume de vendas 6,7% maior nos dez primeiros meses deste ano em relação ao mesmo período do ano passado.
Apenas quatro setores apresentaram alta no volume de vendas: equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (3,6% de alta), livros jornais, revistas e papelaria (2,7%), móveis e eletrodomésticos (1,1%) e combustíveis (0.6%). Outros seis segmentos apresentaram queda.
Carlos Thadeu de Freitas, economista-chefe da Confederação Nacional do Comércio (CNC), acredita que esta paralisação na comparação mensal não é uma tendência:
- Acredito que setembro foi o pior mês do comércio, por conta das medidas tomadas no começo do ano para desaquecer a economia, pelo temor da crise global, por uma tentativa dos consumidores em reduzir dívidas e pela inflação. Mas o consumo deve crescer. Temos que lembrar que há uma alta expressiva sobre outubro de 2010, quando o setor estava muito aquecido - afirmou o economista, que prevê que o setor crescerá cerca de 6,2% neste ano e 6,5% em 2012.