Rua Professor Samuel Barnsley Pessoa, 19 - Santo Amaro, São Paulo/SP
- (11) 4213-3746
- (11) 98234-7535
Sebrae e Embrapii convocam pequenos negócios para projetos de inovação
Iniciativa é voltada para projetos de MEIs, MPEs e EPPs em estágio avançado de maturidade tecnológica. As inscrições começam nesta segunda-feira, 07 de outubro, e vão até 12 de novembro
Microempreendedores individuais (MEIs), microempresas e empresas de pequeno porte podem se inscrever na chamada de projetos de inovação a partir desta segunda-feira, 07/10, até 12 de novembro. A iniciativa é uma parceria entre o Sebrae e a Empresa Brasileira de Inovação Industrial (Embrapii), para agilizar e ampliar o acesso a recursos não reembolsáveis, permitindo que pequenos negócios utilizem a infraestrutura e o conhecimento científico e tecnológico das 93 Unidades da Embrapii. As inscrições podem ser feitas aqui.
A chamada é voltada para projetos em estágio avançado de maturidade tecnológica, com foco no desenvolvimento de produtos baseados em software, cuja tecnologia já tenha sido desenvolvida e validada em laboratório ou ambiente controlado em etapas anteriores.
Os recursos da Embrapii e do Sebrae serão gerenciados pelas Unidades Embrapii, sem repasse financeiro direto às empresas. A contrapartida financeira das empresas participantes será negociada caso a caso com a Unidade Embrapii responsável pela execução do projeto.
A chamada de projetos de inovação oferece uma série de vantagens para as micro e pequenas empresas, como:
* Acesso a instituições e equipes de excelência, disponíveis em todas as etapas do projeto;
* Modelo de cooperação ágil e flexível para o desenvolvimento de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I);
* Fluxo contínuo de recursos, dispensando a espera pela abertura de editais;
* Possibilidade de continuidade da proposta com aumento de complexidade, redução de custos e mitigação dos riscos envolvidos no desenvolvimento da inovação.
O Sebrae trabalha há mais de 50 anos para promover o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequeno porte no Brasil, desempenhando um papel fundamental no fortalecimento da economia brasileira ao apoiar empresários e fomentar a cultura empreendedora, operando por meio de consultorias, capacitações, cursos e programas que abrangem diversas áreas, como gestão, inovação, acesso a mercados e financiamento.
Entre as iniciativas com esse foco, destacam-se o Inova Biomas, que promove a bioeconomia; Catalisa ICT, para estimular o desenvolvimento de negócios a partir de pesquisas científicas nas universidades e Brasil Mais Produtivo, focado nem inovação e produtividade nas empresas.
Já a Embrapii é uma organização social que fomenta a inovação na indústria em cooperação com instituições de pesquisa, públicas ou privadas, para atender às demandas do setor. A organização conecta pesquisa e empresas, dividindo os riscos ao aportar recursos não reembolsáveis em projetos que introduzem novos produtos e processos no mercado.
Para acessar esse modelo, a empresa deve apresentar seu desafio tecnológico à Unidade Embrapii com a competência técnica adequada às necessidades do projeto. A Embrapii possui contrato de gestão com o Governo Federal, por meio dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, Educação, Saúde e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.